Trilhas do Mindu recebem mais de 200 pessoas na 1ª Corrida e Caminhada Ecológica Manaus

1ª Corrida e Caminhada Ecológica Manaus, realizada neste domingo, 4/6, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2017, da Prefeitura de Manaus, levou mais de 200 adeptos da modalidade a conhecerem as trilhas do Parque Municipal do Mindu, no Parque Dez, zona Centro-Sul. A prova teve início às 7h e percorreu 12 das 13 trilhas existentes do parque e que permitem o contato direto com a fauna e a flora preservadas da unidade. A corrida foi a primeira de uma série de provas que deverão compor o circuito de corridas e caminhadas ecológicas em parques  urbanos e unidades de conservação municipais, promovidas pela Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (Aclea), com apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

As provas deverão ocorrer até o final do ano. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, que participou da corrida, cumprindo todo o trajeto, destacou a importância do evento esportivo realizado no parque. “Aliar a prática de esporte com a natureza é uma forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nada melhor do que realizarmos um evento desse tipo na Semana do Meio Ambiente para chamar a atenção para essa necessidade”, afirmou. Segundo o secretário, a Corrida e Caminhada Ecológica Manaus inauguram um novo circuito de trilhas dentro do próprio Mindu, que este ano completa 25 anos de criação pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.

“A novidade das trilhas vai agradar tanto os caminhantes que já frequentavam os nossos parques como os novos que passarão a conhecer e frequentar os espaços após participarem dos eventos”, explica Antonio Nelson. Algumas trilhas do Parque do Mindu, como a do Cinturão Verde e a da Bananeira, foram reabertas oficialmente neste domingo, depois de permanecerem desativadas durante sete anos. A prova teve aproximadamente quatro quilômetros de percurso, com diferentes graus de dificuldade que tornaram a competição ainda mais atrativa para os adeptos das corridas cross, com descidas e subidas  encontradas ao longo do trajeto.

O percurso

A largada aconteceu no estacionamento principal e o percurso seguiu pela Trilha Cinturão Verde, Trilha da Vida, Trilha da Cachoeira, Trilha da Nascente Recuperada, Trilha do Cipó do Nó, Trilha do Buriti, Trilha do Sauim, Trilha do Baixio, Passarela do Mirante, Trilha da Bananeira, Praça da Samaúma, Trilha da Vida, retornando pela Trilha do Sauim e Trilha Margarete Mee.

O presidente da Aclea, Eduardo Monteiro de Paula, destaca a animação e a garra dos participantes. “O circuito proporciona aos corredores o contato com a natureza viva, suas belezas naturais em plena área urbana de Manaus, além do suspense proporcionado pelas subidas e descidas das trilhas em ambiente de floresta”, afirmou. Uma das participantes, a corredora amadora  Deise Dias conta que se sentiu estimulada a participar da prova pelo fato da mesma ocorrer no Parque do Mindu. “Corro há três anos e já conhecia o parque só que nunca havia percorrido as trilhas”, afirmou. A estudante de Enfermagem Ane Caroline, 18, conheceu o parque pela primeira vez. “Já corro há algum tempo e decidi participar da corrida para ter esse contato com a natureza e estou adorando”, comentou.