Unidades de horário ampliado permitiram aumento de 23% no atendimento

O regime de atendimento em horário ampliado, em vigor em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura de Manaus, completou, no mês de fevereiro, quatro anos de funcionamento. A medida, implantada para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, permitiu um aumento 23% nos atendimentos realizados nestas unidades, garantindo que mais de 800 mil procedimentos pudessem ser feitos nos novos horários – das 17h às 21 horas, durante a semana, e das 8h ao meio-dia, aos sábados. A meta é ampliar o horário de atendimento em mais 10 unidades de saúde.

O novo serviço representou um dos compromissos assumidos pelo prefeito Arthur Neto para reorganizar o processo de trabalho, tornando as Unidades de Saúde mais resolutivas e oferecendo maior número de procedimentos para a população, além de ampliar as formas de acesso à rede municipal de saúde, principalmente no caso de trabalhadores e estudantes, normalmente impossibilitados de ir às UBS no horário tradicional (matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira).

A Prefeitura considerou a dificuldade que boa parte da população tem em buscar atendimento de saúde no horário comercial e os prejuízos à saúde causados pelo diagnóstico tardio ou pela não realização do acompanhamento preventivo e curativo”, explicou o prefeito, ressaltando que a ampliação dos horários de funcionamento em unidades estratégias busca oferecer opções de acesso ao atendimento médico e aos serviços de saúde que ajudam a evitar que as pessoas adoeçam, como é o caso das ações de imunização, do pré-natal e do exame preventivo.

Inicialmente, em janeiro de 2013, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) implantou o serviço em oito UBSs: Dr. José Rayol dos Santos e Morro da Liberdade (zona Sul); Sálvio Belota e Áugias Gadelha (zona Norte); Alfredo Campos e Leonor Brilhante (zona Leste); e Leonor de Freitas e Deodato de Miranda Leão (zona Oeste). Dois meses depois, o serviço foi estendido para as UBSs Amazonas Palhano (zona Leste) e Balbina Mestrinho (zona Norte).

No período de 2013 a 2016, o número de procedimentos ambulatoriais realizados no horário ampliado chegou a 809.259 procedimentos, correspondendo a 22,7% do total de procedimentos nas 10 UBSs (3.562.137 procedimentos).

Para a diretora da UBS Morro da Liberdade, assistente social Amália Regina Almeida, que acompanha o processo desde janeiro de 2013, é perceptível uma maior presença do público masculino na Unidade de Saúde, principalmente a partir das 16 horas.

 

Unidades com atendimento em horário estendido

DISTRITO LESTE

  • UBS Leonor Brilhante – Rua Autaz Mirim, s/n – Tancredo Neves
  • UBS Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/n – Zumbi II
  • UBS José Amazonas Palhano – Rua Antonio Matias – São José II

DISTRITO NORTE

  • UBS Augias Gadelha – Rua A, n º 15 – Cidade Nova I
  • USA Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786 – Santa Etelvina.
  • USA Balbina Mestrinho – Rua 17, nº. 170 – Cidade Nova (Núcleo III)

DISTRITO SUL

  • UBS DRº José Rayol – Av.Constantino Nery, Chapada
  • UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/n – Morro da Liberdade

 DISTRITO OESTE

  • UBS Leonor de Freitas  – Av.Brasil, s/n- Compensa II
  • UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/n – Glória