Uso da Inteligência Artificial na Medicina é destaque do XLIII Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e o XIII Congresso Amazonense de Cardiologia

Cardiologista, editor-chefe e criador do site Afya CardioPapers, Eduardo Lapa ministra conferência sobre o tema

Inicia nesta quinta-feira (15) e segue até sábado (17), em Manaus, o XLIII Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e o XIII Congresso Amazonense de Cardiologia. Os eventos, que acontecem no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, têm como propósito proporcionar uma ampla revisão e atualização da prática clínica contemporânea nas áreas de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular, contribuindo significativamente para o aprimoramento teórico prático dos profissionais da saúde. Entre os destaques dos debates está a conferência sobre “Inteligência Artificial na Medicina”, ministrada pelo cardiologista, editor-chefe e criador do site Afya CardioPapers, Eduardo Lapa, na quinta-feira (15), às 12h.

Na conferência sobre “Inteligência Artificial na Medicina”, Eduardo Lapa vai apresentar exemplos de como essa tecnologia já vem sendo aplicada em diferentes especialidades e seus benefícios.

Segundo ele, a aplicação da IA não será limitada a uma especialidade. Essa é uma tecnologia, diz ele, que irá permear todas as áreas da Medicina, melhorando a produtividade dos profissionais e o acompanhamento integral dos pacientes. Entre os exemplos de aplicação da IA, Lapa cita que já há antibióticos sendo testados que foram selecionados por meio dessa tecnologia. Também há transcritores de consulta, um aparelho que acompanha toda a conversa entre médico e paciente e registra no prontuário todos os pontos, o que gera uma economia de até 3 horas por dia do tempo do profissional.

Existem, ainda, aplicativos que fazem a análise de receitas médicas, identificando interações medicamentosas e dosagens, que acompanham o paciente pós consulta, lembrando dos remédios, retornos agendados, tirando dúvidas da doença e efeitos colaterais. De acordo com Eduardo Lapa, um artigo recente apontou resultados positivos para pacientes diabéticos que aplicam insulina e que utilizaram um aparelho, tipo assistente de voz, que os ajudava no controle de dosagem do medicamento. Outro estudo na área da cardiologia apontou que com exame de eletrocardiograma lido por um protocolo específico de IA reduziu-se o tempo para o paciente fazer o cateterismo.

Em relação à região Amazônica, que possui particularidades de estrutura e logística, Eduardo Lapa destaca que muitas das aplicações de IA não necessitam de conexões potentes de internet, o que é um ponto positivo para chegar a locais distantes e com pouca infraestrutura.

Programação – Durante os três dias de congresso, os participantes terão acesso a uma ampla gama de conteúdos apresentados por mais de 200 especialistas, que abordarão áreas como imagem cardiovascular, valvopatias, arritmias, dislipidemia, cardiologia da mulher, entre outros assuntos de grande relevância na área médica.

A Afya, maior hub de educação e soluções para prática médica no país, é uma das patrocinadoras do evento e estará presente com um estande apresentando seu diversificado portfólio de cursos e serviços voltados para médicos e estudantes de Medicina em toda a jornada profissional. Presente no Amazonas desde 2022, a Afya oferece cursos de graduação em Medicina nas cidades de Manacapuru e Itacoatiara, além de pós-graduação médica em Manaus.

É esperada a participação de mais de 800 profissionais de todo o país. Para consultar a programação completa dos congressos e realizar inscrições, basta acessar o site oficial em https://www.cnnec2024.com.br/. Estudantes e professores da Afya contam com condições especiais na taxa de inscrição.