Sob a justificativa inspeção no local, a 5ª Vara da Justiça Federal, localizada na avenida André Araújo, 25, bairro Aleixo, simplesmente lacrou as portas o que prejudica questões urgentes como liminares que devem ser solucionadas em curto prazo.
O Portal Jander Vieira recebeu denúncias de advogados que alegam que a inspeção anual e ordinária dá apenas direito à Vara Federal SUSPENDER O ATENDIMENTO AO PÚBLICO E OS PRAZOS PROCESSUAIS. Todavia, não existem quaisquer normas que autorizem a lacrar as portas. “É um absurdo o que está acontecendo, situações urgentes devem ser devem ser analisadas pelo juiz federal, independente de INSPEÇÃO”, disse o denunciante que preferiu manter sua identidade em sigilo.
Ainda de acordo com as denúncias, o juiz titular da Vara Rafael Paulo, costuma não atender advogados, outra situação incabível diante do serviço que o órgão deve prestar a população. A reportagem do Portal Jander Vieira procurou a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Amazonas, para esclarecer o fato, porém até o fechamento desta matéria não obteve resposta.