Os períodos festivos de final de ano já seguem a todo vapor. O Natal e Ano Novo, por exemplo, são datas marcadas pelo sentimento de felicidade, fraternidade e muitas confraternizações. Nessas horas, o que nunca falta é comida boa, prática e com sabor único para celebrar com os amigos e familiares. Cada família tem suas particularidades: umas encomendam as ceias e outras preparam tudo do zero. Para ajudar sua experiência gastronômica, a aluna de Gastronomia da Wyden, Amandha Silveira, vencedora do Chef Show etapa Norte-Nordeste, criou uma receita de filé suíno com molho de compota de frutas amarelas.
Nessas ocasiões festivas, a comida é sempre uma estrela à parte. Amandha destaca que, durante as festas de fim de ano, as pessoas tendem a preparar pratos mais elaborados, como assados, peru, lombo suíno, arroz bem temperado – com ou sem passas – e saladas incrementadas. “É comum que as ceias incluam arroz, proteína e salada, além das sobremesas. Esses cardápios, em sua maioria, seguem a tradição”, observa. Ela ainda ressalta que, para os profissionais de gastronomia, o fim de ano é uma temporada de grande demanda.
Amante da culinária, Amandha compartilha também que sua na sua família o que prevalece é a tradição de preparar tudo: do prato principal à sobremesa. “A alimentação me encanta. Às vezes, temos o olhar para ela como algo cotidiano, quando, na verdade, passa por todas as fases e momentos importantes da nossa vida. Nas datas festivas, existe um cuidado especial com a alimentação e apresentação dos pratos. A gastronomia me trouxe isso também”, externa.
Nesse sentido, complementa a professora do curso de Gastronomia do UniFacid Wyden, Ruth Franco, que nesse período também é preciso se alimentar adequadamente durante as festas de final de ano. “O colorido desperta o interesse. Na gastronomia temos esse cuidado de elaborar um prato equilibrado. Além de agradável visualmente, é preciso ser interessante na sua composição, o que une sabor com boa absorção dos nutrientes”, compartilha.
Sem dúvida, a alimentação é uma das memórias afetivas criadas e acionadas recorrentemente durante o Natal e Ano Novo. E para tornar essas datas ainda mais significativas, confira a receita autoral da campeã Amandha Silveira:
Filé suíno com molho de compota de frutas amarelas
Ingredientes:
- 600 g de filé mignon suíno
- 80 ml Vinho branco seco
- 3 ramos Tomilho fresco
- 2 ramos de alecrim fresco
- 2 dentes de alho
- Sal
- Pimenta preta moída
- Azeite de oliva
- 400g de manga tommy
- 250g de polpa de maracujá
- 3 colheres de sopa de açúcar
- Suco de ½ limão siciliano
- Suco de 1 laranja bahia
- Pedaço de aproximadamente 2cm de gengibre
- Pimenta dedo de moça a gosto
Modo de preparo:
Para a geleia de frutas amarelas: descascar e cortar a manga madura em cubos, colocar em uma panela com fundo grosso e levar ao fogo junto com o suco de laranja, suco de ½ limão, açúcar e o pedaço de gengibre inteiro. Deixar cozinhar por 5 minutos em fogo médio e acrescentar a polpa de maracujá e a pimenta dedo de moça cortada em cubinhos pequenos. Deixar reduzir (cerca de 5 min) em fogo médio.
Para o filé suíno: temperar o filé com o vinho, tomilho, alecrim, os dentes de alho ralado, sal e pimenta. Deixar marinar por pelo menos 3 horas. Numa assadeira colocar um fio de azeite para untar e colocar o filé e a marinada. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno preaquecido a 200ºC por 30 min. Retirar o papel alumínio e reservar o caldo da assadeira. Retornar o filé para o forno para dourar. Enquanto o filé doura, preparar o molho. Numa panela, acrescentar o caldo reservado para cada 50ml de caldo, adicionar 2 colheres de sopa de geleia. Acrescentar, suco de ½ limão siciliano. Deixar ferver. Retirar a carne dourada do forno, deixar descansar por 5 minutos, fatiar e servir com o molho de compota de frutas amarelas, gengibre e pimenta.