
A Central Única das Favelas (CUFA-AM) realiza neste sábado (19), das 14h às 21h, a segunda edição do “Circuito de Rua”, dessa vez em um lugar inédito: o Shopping Cidade Leste, um dos principais centros comerciais da periferia de Manaus. Com entrada gratuita, o evento oferece uma programação intensa voltada para a cultura urbana, a inclusão social e o fortalecimento artístico das zonas Leste e Norte da cidade.
Será a primeira vez que um shopping popular da periferia abre espaço para um circuito cultural desse porte, totalmente pensado para a comunidade do entorno. O público poderá participar de aulas de pilotagem de drones, cursos básicos de fotografia e grafismo, batalhas de rima como a Batalha da Malta e Caixa Baixa, além de curtir shows do grupo Black Belt, do MC Dacota e apresentações de dança, funk e hip hop.
Um dos pontos altos da programação será a mostra de grafite ao vivo, com artistas produzindo murais em compensados durante o evento. As telas criadas serão posteriormente leiloadas na ExpoFavela, em parceria com a CUFA, gerando renda e visibilidade para os artistas periféricos. Além disso, uma feira de empreendedorismo geek será disponibilizada para quem estiver no centro de compras durante o evento, transformando o espaço num verdadeiro ponto de arte urbana e identidade cultural.
A estrutura ainda contará com campeonatos de e-sports, como FIFA 25 e The King of Fighters 2002, fliperamas retrô, espaço para Just Dance e oficinas criativas. Também haverá uma feira de pequenos empreendedores e ações de saúde e cidadania. “Trazer o Circuito de Rua para dentro do Shopping Cidade Leste é uma forma de valorizar e ampliar o acesso à cultura urbana nas zonas Norte e Leste de Manaus. Fomos procurados justamente por já desenvolvermos uma agenda consistente de ações culturais inclusivas voltadas às comunidades do nosso entorno. Abrir espaços para artistas locais é contribuir com a transformação social por meio da cultura”, afirma Muna Hajoj, diretora comercial e de marketing do Shopping Cidade Leste.
A ação, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, é um excelente instrumento de democratização da cultura e oportuniza conhecimento aos jovens dessas zonas da cidade, segundo o titular da pasta, secretário Caio André. “É compromisso do Governo do Estado promover a cultura para todos, e o Circuito de Rua é, sem dúvidas, uma ação que ajuda a cumprir essa missão. Parabenizo a CUFA pela realização e o Shopping Cidade Leste por acreditar na força transformadora que a cultura tem, sobretudo em formar jovens. As Zonas leste e norte são as mais populosas da cidade, e é lugar de jovens talentosos. Com essa ação democratizamos o acesso à cultura e valorizamos o que temos de melhor na cultura das comunidades”, destaca o secretário.
Segundo Léo Andrade, diretor de projetos da CUFA Amazonas, a proposta é conectar a favela com inovação e criatividade. “Queremos levar o Circuito de Rua para diferentes regiões da cidade, criando conexões, incentivando novos talentos e mostrando que inovação e criatividade também nascem nas favelas.”
Confira a programação:
– Just Dance e games em modo livre, das 14h às 18h
– Disputa de graffiti ao vivo, das 15h às 17h
– Oficinas de drone e DJ, às 17h
– Show com MC Dacota, às 17h30
– Show com o grupo Black Belt, das 18h às 21h
– Competições de KOF 2002 e FIFA 25, das 18h às 20h30
– Seletiva nacional de batalha de rima, às 21h
– Encerramento e premiação “Batalha do Lookinho”.
A primeira edição do Circuito de Rua, realizada no Prosamim da Cachoeirinha, reuniu mais de 500 pessoas. Agora, com uma estrutura maior e novas atrações, o evento promete ocupar e transformar o centro de compras em palco para a arte, cidadania e representatividade.
Serviço:
- Evento: 2ª edição do Circuito de Rua – CUFA Amazonas
- Data: sábado (19)
- Horário: 14h às 21h
- Local: Shopping Cidade Leste – Av. Autaz Mirim, nº 282, Tancredo Neves, Zona Leste de Manaus
- Entrada: gratuita









