Os municípios de São Paulo de Olivença e Parintins, no interior do Amazonas, suspenderam a realização de comícios na campanha eleitoral deste ano. A medida visa impedir o avanço da Covid-19, já que as atividades costumam gerar aglomerações.
O Governo do Amazonas aponta que as constantes atividades de campanha política no interior do estado têm levado a um aumento de casos de Covid-19. Até esta terça (27), o estado registra mais de 158 mil casos e mais de 4,4 mil mortes pela doença.
A atividade de campanha eleitoral já havia sido suspensa na terra indígena do Vale do Javari, em Atalaia do Norte. A região abriga a maior concentração de índios isolados do mundo e muitas aldeias ainda não tiveram casos da Covid-19.
Em São Paulo de Olivença, distante 1.235 Km de Manaus, uma reunião foi realizada pela Justiça Eleitoral e representantes de quatro coligações partidárias que disputam as eleições na segunda-feira (26). Ficou acordado que não haverá novos comícios na sede e na Zona Rural da cidade.
Estão autorizadas apenas as visitas políticas com o uso de até duas caixas amplificadas. Nos encontros com os eleitores, os candidatos devem evitar excessiva aglomeração de pessoas. Em locais fechados, a capacidade máxima de lotação deve ser de 50%