
A prática de exercícios físicos tem sido cada vez mais incorporada à rotina de pessoas da terceira idade. Segundo pesquisa do American College of Sports Medicine (ACSM), referência mundial em medicina esportiva e fitness, os programas de exercícios voltados para idosos são uma forte tendência em 2025. A grande adesão de pessoas dessa faixa etária deve-se ao fato, indica a pesquisa, de que a academia tornou-se mais do que um espaço de treino. É onde fortalecem o corpo para evitar quedas e ter mais autonomia nos deslocamentos, além de melhorar a saúde física e mental.
Na Fórmula Academia do Shopping Ponta Negra, alunos como Rui de Jesus Soares, de 73 anos, e Maria Gilda de Melo, de 78, vivenciam na prática os benefícios da atividade física regular. “Comecei a treinar na inauguração da Fórmula, em 2015. Sempre gostei de exercícios e, por ter diabetes e problemas na coluna, sabia que precisava me manter ativo”, conta Rui.
Além de controlar a glicose com uso de medicação e alimentação balanceada, Rui percebeu outra grande mudança: a redução de quedas. “Já evitei tombos graças aos exercícios. O fortalecimento dos membros inferiores me ajuda a manter o equilíbrio”, completa.
Maria Gilda, que começou na academia em dezembro de 2023, encontrou no exercício físico a qualidade de vida que precisava e a independência que fazia falta no dia a dia. “Quando cheguei, não tinha força para nada. Só andava com o apoio dos meus filhos ou segurando no corrimão. Hoje, estou praticamente boa, tenho forças nas pernas e não dependo mais de ninguém”, relata.
A aluna reforça a importância de vencer o medo e começar: “Levantem-se da poltrona e venham para a academia. Minha vida mudou muito e minha qualidade de vida melhorou. Venham sem medo. Movimentem-se”, convida.
Para o personal trainer Gabriel Souza, que acompanha diversos idosos na Fórmula Academia, a atividade física desempenha um papel essencial na vida dessa fatia do público. “Muitos procuram a academia para ganhar resistência e autonomia no dia a dia. Com os treinos, conseguem levantar de uma cadeira sem dificuldade, subir escadas sem apoio e controlar doenças como diabetes e colesterol alto”, explica.
Além dos benefícios físicos, ele destaca os impactos na saúde mental. “O exercício melhora a autoestima, reduz sintomas de ansiedade e depressão e ainda fortalece o convívio social”, comenta o personal da Fórmula.
Segundo o profissional, todo idoso pode iniciar uma rotina de exercícios, mas é necessário acompanhamento especializado para respeitar as necessidades individuais. “Na Fórmula, o planejamento dos treinos é feito de acordo com as características físicas e biológicas de cada aluno. Avaliamos se há patologias e seguimos possíveis encaminhamentos médicos para adaptar os exercícios com segurança. “Se exercitem. A atividade física é qualidade de vida”, assegura.