Festival de Cirandas 2024: estrutura do Governo do Estado pronta para receber temporada de cirandas de Manacapuru

O festival inicia nesta sexta-feira (30) e conta com mais de 1.200 servidores do estado atuando na operacionalização do evento

Foto:: Arquivo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Uma ação conjunta envolvendo diferentes áreas de atuação do Governo do Estado foi montada para atender a 26ª edição do Festival de Cirandas de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus). As apresentações das cirandas no Parque do Ingá, começam nesta sexta-feira (30), a partir das 21h30, com a Ciranda Tradicional, no sábado (31) é a vez da Flor Matizada e, domingo (1º/09), a Guerreiros Mura. A entrada é gratuita.

O festival contará com um esquema de operacionalização, envolvendo mais de 1.200 servidores do estado. Promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a festa recebe apoio das secretarias e órgãos estaduais, municipais e instituições parceiras. Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a ação conjunta na realização do Festival de Cirandas impacta em vários aspectos.

“Os festivais de cultura popular, promovidos pelo Governo do Amazonas, dependem desta integração de todo aparato do estado, da saúde, segurança, passando pela mobilidade urbana, trânsito e demais órgãos. O resultado desta operação, de várias mãos, é uma estrutura organizada que reflete na economia aquecida, formação de postos de trabalho e a valorização do turismo local”, afirma o secretário.

Ações integradas

Durante a temporada, o policiamento receberá reforço do efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública (SSP), além disso, será somada à estrutura, equipamentos de segurança, viaturas e mais de 40 câmeras de monitoramento de alta tecnologia instaladas na cidade.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) disponibilizará para o Hospital Geral de Manacapuru apoio com médicos, ambulância, oxigênio e medicamentos. A segurança no trânsito também receberá o apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) que, em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), implementará uma ação conjunta de orientação e fiscalização, contando com agentes de trânsito em diferentes turnos, nos três dias de festival.

Acessibilidade

Assim como acontece em todas as ações culturais promovidas pelo Governo do Estado, o Festival de Cirandas de Manacapuru terá espaço acessível às Pessoas com Deficiência (PcDs). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), disponibilizará uma equipe de profissionais capacitados, na entrada do Parque do Ingá, para receber e conduzir os PcDs, ao espaço reservado na arquibancada.

No local, estará disponível o recurso de Libras e audiodescrição e cada PcD tem direito a um acompanhante. Não necessita de agendamento ou credenciamento prévio.

Entrada de menores

Menores de 5 anos não poderão assistir às apresentações do 26º Festival de Cirandas de Manacapuru. A decisão é da 2ª Vara da Comarca de Manacapuru, expedida na Portaria nº 002-2V/MPU, do dia 26 de agosto de 2024. Ao Governo do Amazonas, cabe a garantia dos direitos infantojuvenis, com orientação de pais e responsáveis por meio da Sejusc.

As crianças de 5 até 12 anos poderão participar do evento na arena e no perímetro no entorno do Parque Ingá, até a meia-noite, somente no limite estabelecido pela Secretaria de Segurança Pública, desde que acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais. Adolescentes a partir de 13 anos completos, podem permanecer após a meia-noite, na arena e no perímetro em torno do parque, devendo estar acompanhados por seus responsáveis.