FIEAM homenageia destaques da indústria amazonense

O empresário Luiz Cruz será homenageado com o Prêmio Industrial do Ano; general de exército Ricardo August Costa Neves receberá medalha de reconhecimento; o título de Microindustrial do Ano para o empresário Glauco Francesco Luzeiro da Karú Amazon e na categoria Exportadora do Ano, a homenageada será a Recofarma Indústria da Amazônia Ltda. (Fotos: Fieam)

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) realiza na sexta-feira (23), a solenidade do Prêmio Industrial do Ano 2025, às 19h30, no Salão de Eventos do SESI Clube do Trabalhador. O evento, tradicionalmente promovido em comemoração ao Dia da Indústria, reconhece personalidades e empreendimentos que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do setor industrial no Estado.

Neste ano, o título de Industrial do Ano será entregue ao empresário Luiz Carvalho Cruz, diretor-superintendente da J. Cruz Indústria de Bebidas Ltda, fabricante da marca Magistral. Com uma trajetória iniciada ainda na adolescência, Luiz Cruz lidera uma das mais tradicionais indústrias de bebidas da região, que em 2025 completa 80 anos de fundação. Sob sua gestão, a empresa expandiu o portfólio com refrigerantes, água mineral, sucos e energéticos, e ampliou a presença no interior do Amazonas e nos estados do Pará e Roraima.

O título de Microindustrial do Ano será entregue ao Glauco Francesco de Souza Luzeiro, sócio fundador da startup Karú Amazon Food. A empresa de bioeconomia valoriza o pescado regional, sobretudo o tambaqui e pirarucu. Localizada no CIDE, a Karú agrega valor aos produtos, em cortes defumados, maturados e congelados, e na elaboração de molhos especiais. A startup investe na inserção de seus itens em redes nacionais de supermercados, e também no mercado internacional de alimentos.

Na categoria Exportadora do Ano, a homenageada é a Recofarma Indústria da Amazônia Ltda, maior unidade de produção de concentrados da Coca-Cola no Brasil e quarta no mundo. Pelo 13º ano, a empresa recebe a premiação da FIEAM, fruto do desempenho de 2024, marcado por investimentos de R$ 550 milhões na ampliação da planta em Manaus e pela superação dos desafios logísticos da estiagem amazônica. Com atuação em diversos países da América Latina, a Recofarma também se destaca por programas de impacto social e ambiental, como o Olhos da Floresta, que envolve mais de 350 famílias em cadeias produtivas sustentáveis no interior do Amazonas.

Na ocasião, a FIEAM também fará entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial Moysés Israel ao general de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da região. A medalha é uma das mais altas honrarias concedidas pela Federação e integra a programação comemorativa do mês da indústria.

Para o presidente da FIEAM, Antonio Silva, a cerimônia é uma justa homenagem àqueles que se destacam pelo compromisso com o progresso do Amazonas e do Brasil. “Este evento celebra trajetórias inspiradoras e reafirma o papel estratégico da indústria no fortalecimento da nossa economia e identidade regional”, destacou.

Serviço:

  • O quê: Industrial do Ano 2025
  • Quando: 23 de maio de 2025 (sexta-feira)
  • Onde: Salão de Eventos do SESI Clube do Trabalhador
  • Hora: 19h30