Francisco Souza homenageia os profissionais de turismo do Amazonas

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Ctur-Aleam), presidida pelo deputado Francisco Souza (Podemos), prepara uma programação para celebrar o Dia do Turismólogo, nesta quarta-feira (27). O evento acontece no hall de recepção da Aleam, das 8h às 12h, e vai reunir as principais faculdades de Manaus que oferecem o curso de turismo em sua grade curricular: Universidade Nilton Lins, Centro Universitário do Norte (UniNorte), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com o seu Laboratório de Turismo (LaboTur).

Ambos os centros universitários vão defender a “Valorização do Turismólogo” no atual mercado de trabalho e sua atuação profissional no Amazonas. Cada curso terá um stand e apresentará ideias acadêmicas para o desenvolvimento prático do turismólogo.

Pelos cálculos da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo – Seção Amazonas – (Abbtur/AM), o Amazonas possui cerca de cinco mil turismólogos formados e outros em formação nas universidades e, segundo a instituição, é necessário fortalecer o diálogo com os profissionais e acadêmicos para aperfeiçoar os trabalhos no segmento.

A Lei nº 12.591 de 18 de janeiro de 2012 reconheceu a profissão do turismólogo e disciplinou seu exercício, mas teve o veto do Art.1º que regulamentava o Profissional. O argumento utilizado para o veto foi que a Constituição, em seu Art. 5º, inciso XIII, assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, cabendo a imposição de restrições apenas quando houver a possibilidade de ocorrer algum dano a sociedade.

“Para muitas pessoas, o turismo ainda possui a visão de uma ‘indústria sem chaminé’, e assim acham que a atividade não proporciona impactos negativos. Pelo contrário, uma atividade mal planejada ou não planejada resulta na degradação ambiental e sociocultural de uma localidade, sem aproveitar o potencial turístico que temos em nossa região. Repito: o futuro do Amazonas é o Turismo e a valorização do Turismólogo uma consequência”, afirma o deputado Souza.

Conquistas

A profissão de turismólogo já conquistou alguns marcos legais que fortaleceram a atividade turística e ao profissional no país como: o Dia Mundial do Turismo instituído pela OMT; Dia Nacional do Bacharel em Turismo e a Lei Estadual 3.822/2012, de autoria do deputado Francisco Souza que institui o Dia Estadual do Turismólogo.