Ontem fui, juntamente com algumas dezenas de pessoas, no meio delas muitos jornalistas, festejar o colunista Jander Vieira que lançou, OFICIALMENTE, seu Blog jornalístico, exatamente este no qual estou escrevendo.
Festa bonita, carregada de emoção, levou Jander às lágrimas. A apresentação da nossa querida jornalista Mazé Mourão CONFIRMOU o sentimento do colunista, de alegria e agradecimento pela conquista.
O companheiro de Jander, Manoel Netto, fechou o momento festivo reafirmando o “nascimento” do colunista num mundo novo, desafiador, abrangente, DEMOCRÁTICO. É isso tudo o que a Internet significa, nos dias de hoje, para um colunista que vinha até então fazendo seu trabalho, via impresso, dentro de um estilo de linguagem adequado e próprio do jornalismo impresso, menos abrangente que a Internet, canal de comunicação rápida e interatividade imediata. O fato representa UM GRANDE avanço e serve para estimular a categoria a observar a Internet.
Evidente que ainda existem muitos jornalistas que não acreditam e tampouco confiam no jornalismo via web, embora os resultados e exemplos CONCRETOS, estejam aí para se comprovar. É provável que o descrédito venha da insegurança de muitos. Os hábitos cristalizam comportamentos: depois de muitos anos fazendo jornalismo de um jeito, mudar o estilo, os meios, ASSUSTA!