Manifestantes fazem carreata pró-impeachment de Bolsonaro no centro de Brasília

foto: Gabriela Biló/Estadão

Uma carreata pró-impeachment do presidente Jair Bolsonaro, organizada por partidos da oposição, chegou ao centro da capital federal na manhã deste sábado, 23. Os pedidos de vacina e de afastamento do chefe do Executivo foram a tônica do ato em Brasília, marcado por críticas aos atrasos na imunização da população contra a covid-19.

Nas redes sociais, políticos da oposição divulgaram o evento. De acordo com a assessoria da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), cerca de 500 veículos participaram do protesto. O Batalhão de Trânsito da PM fez o acompanhamento do ato e nenhuma ocorrência havia sido registrada até a publicação deste texto.

O comboio de carros trazia faixas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de partidos como PT, PSOL e PSTU. Ao som de buzinas, manifestantes pediram o fim da gestão do presidente da República. “Acabou, acabou! Vai embora (Bolsonaro), leva toda a sua gangue”, gritou uma manifestante. A fila de carros saiu da Torre de TV de Brasília e passou pela Esplanada dos Ministérios e por vias secundárias que cruzam a capital de norte a sul.

Na avaliação da porta-voz do partido Rede Sustentabilidade no DF,Ádila Lopes, a mobilização deste sábado foi um “esquenta” para o ato previsto para o dia 31 de janeiro – na véspera das eleições para a presidência da Câmara e do Senado.