A Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão, nesta quinta-feira, 14, na residência do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em Brasília, por determinação do ministro Luiz Fux, relator no Supremo Tribunal Federal da operação que investiga delações do ex-governador do Mato Grosso Silval Barbosa.
A residência de Maggi fica na 309 Sul, onde se localizam os apartamentos dos senadores, em Brasília. ele é investigado na acusação de integrar organização criminosa, após ter sido citado na delação premiada do ex-governador do PMDB-MT. O pedido de busca, acatado por Fux, é da Procuradoria-Geral da República.
Segundo Silval, Maggi teria participado de um esquema de corrupção no Mato Grosso, onde o ex-ministro também foi governador. Em delação, Silval contou ao Ministério Público Federal (MPF) que o senador Cidinho Santos (PR-MT) prometeu ajuda de Maggi, além do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e do senador Wellington Fagundes (PR-MT) para que ele não fizesse o acordo de delação. A colaboração acabou homologada em agosto desde ano pelo ministro Fux.
Outros mandados
Além da casa de Blairo Maggi, a PF cumpre mandados no gabinete do deputado Ezequiel Fonseca (PP-MT) na Câmara. Diligências também são realizadas em São Paulo e no Mato Grosso. No total, são cumpridos mandados em 64 endereços.
O ministro Luiz Fux determinou buscas na casa e no gabinete do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB). Ele foi gravado com Silval recebendo maços de dinheiro, que guardou nos bolsos.
Fux determinou também o afastamento de conselheiros do Tribunal de Contas do Mato Grosso.