Seminário discutirá enfrentamento ao trabalho escravo

O Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT 11ª Região) irá sediar, nos dias 10 e 11 de dezembro, o seminário “Trabalho Escravo no Amazonas: Estratégias para o enfrentamento”, organizado pelo Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal (MPF), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A programação, que irá ocorrer no auditório do MPT, inclui a realização de mesas de debate e palestra com a participação de diversas entidades de todo o país, fundamentais para a discussão, como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, a Comissão Pastoral da Terra, a Universidade Federal do Amazonas e secretarias de Estado relacionadas à temática.

Em 2015, completou-se 20 anos de combate ao trabalho escravo contemporâneo no Brasil. Apesar de todos os esforços realizados nas últimas duas décadas, a exploração ilícita da mão de obra de trabalhadores permanece como um problema social grave no país. Diante da difícil missão de combater as graves situações verificadas em fiscalizações, o seminário vai debater e elaborar estratégias de ações para enfrentar o problema existente.