Sete municípios do Amazonas têm eleições com apenas dois candidatos a prefeito

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou um estudo apontando que sete municípios do Amazonas têm apenas dois candidatos a prefeito e que um município do Estado tem dez candidatos. Segundo analistas políticos, as crises políticas e o fim do financiamento de campanha por empresas, previsto na minirreforma eleitoral, podem ser o principal fator para as poucas opções de candidatos em algumas cidades.

Os municípios do Amazonas em que apenas dois candidatos disputam os votos dos eleitores são Amaturá, Canutama, Careiro da Várzea, Fonte Boa, Jutaí, Lábrea e Nhamundá. O município de São Gabriel da Cachoeira é o que tem o maior número de candidatos pleiteando a gestão municipal. Ao todo são dez. Manaus tem nove candidatos a prefeito neste ano.

O Amazonas é o 23º Estado com o maior número de municípios onde há apenas dois candidatos à prefeitura. O primeiro do ranking é o Estado de Minas Gerais, com 418 municípios onde há dois candidatos, seguido do Rio Grande do Sul, com 293 municípios, e em terceiro lugar está o Estado de São Paulo, com 224 municípios. Em último lugar no ranking de 26 Estados, está Roraima, com apenas um município onde o embate é apenas entre dois candidatos.

O sociólogo Luiz Antonio Oliveira explica que muitos municípios, como Lábrea, passaram por crises políticas, nos últimos anos, e isso é um fator. Segundo ele, outras cidades estão com prefeitos consolidados, como no município de Canutama, onde, de acordo como sociólogo, tem sido feito um bom trabalho administrativo.