O secretário de Estado de Produção Rural, Sidney Leite (Pros), fica até este semana no cargo. Na próxima, ele volta à ALE (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas) para assumir a cadeira de deputado estadual da qual se licenciou em fevereiro de 2015. O retorno do parlamentar ocorre no momento em que os deputados se preparam para eleger o presidente da Casa e ele será um dos candidatos a substituir Josué Neto (PSD) no comando do legislativo estadual.
Sidney é do partido do governador José Melo, o Pros, e diz que tem boa relação com os colegas de parlamento. Em entrevista, ele negou que o objetivo do retorno à ALE seja para disputar a presidência. “Cada coisa no seu passo. Eu estou voltando para a Assembléia mesmo”, disse ao ser questionado sobre o assunto. Sobre a possibilidade de se candidatar, ele disse que “qualquer deputado tem”, e ponderou que foi líder do governo, está no segundo mandato e tem uma boa relação com os colegas. “Mas vamos conversar. Voltando, eu converso”.
Sobre o motivo de deixar a Sepror e voltar ao parlamento, Sidney afirma que cumpriu “uma etapa na secretaria, de montar os programas e projetos, de fazer um planejamento e estruturar a secretaria. Eu acho que cumpri o meu ciclo e volto para Assembleia”, disse.
O novo presidente da Assembleia Legislativa, que deve assumir o cargo em 2017, terá importância fundamental no processo de cassação do mandato do governador José Melo, atualmente em grau de recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Caso o cassação se confirme só no próximo ano, há a possibilidade de a Assembleia realizar eleição indireta para governador.
A eleição para o parlamento será realizada na última sessão do ano, prevista para o dia 15 de dezembro.
Foto e fonte: Amazonas Atual









